Empresas que tem uma alta demanda diária de impressões, a indicação que fazemos são as impressoras a laser, além da agilidade para imprimir, o custo é muito menor se comparado com impressoras jato de tinta. Mas até aí, você já está cansado de ler e ouvir. Além das impressoras tradicionais a laser, existem multifuncionais, com a função de imprimir, copiar, digitalizar, enviar e receber fax com precisão, estas sim, são direcionadas a empresas e escritórios onde as impressões são constantes.
Nossa dica para este equipamento, são as impressoras Brother. Talvez você já conhece a marca, talvez não. A Brother tem mais de 42 anos aqui no Brasil, trazendo soluções de impressão, comunicação, identificação e na indústria de transformação. Atualmente a empresa é uma das maiores do mundo no ramo, e seus produtos são bem aceitos.
A Brother lançou o novo modelo DCP-L5652DN, que tem as funções de impressão, cópia e digitalização. A boa notícia é que, pasme, o toner inicial dura 8.000 páginas, comparado com as tradicionais que duram apenas 1.500, já é um bom argumento para investir.
O que mudou do modelo antigo (DCP-8157DN) para o modelo novo (DCP-L5652DN)?
De cara podemos ver que a impressora teve mudanças na sua estética. E confesso que a versão 8157, na minha opinião, é visualmente melhor, com tons mais escuros e de mesma intensidade. Porém a L5652DN agora vem com um display de 3,7 polegadas, colorido e touchscreen, diferente do monocromático da versão antiga.
Mas não é só de design que devemos avaliar as melhorias de uma impressora, longe disto. Em termos de hardware, houveram melhorias significativas, como já mencionado display touchscreen, a capacidade da memória padrão por exemplo, que saiu de 128MB para 512MB, o processador agora é um Dual Core, de 800Mhz, o dobro da capacidade comparado com o anterior. Agora, através do USB é possível ligar um leitor de cartão de memória externo, visto que não tem leitor embutido na impressora. Não sei o quanto utilizável é um leitor de cartão,
visto que geralmente estão armazenadas fotos, como a impressora é monocromática, dificilmente alguém imprimiria fotografias nela.
Ela possui um ciclo máximo de 150 mil impressões mensais, o que em termos de tempo, daria uma impressão a cada 17,28 segundos, trabalhando constantemente. Se limitarmos a 8 horas de trabalho por dia, e 20 dias de trabalho no mês, o valor baixaria para 3,84 segundos por impressão. Ou seja, ela pode a cada 4 segundos imprimir uma folha, durante 20 dias no mês, por 8 horas diárias. Nada mal.
O rendimento do cilindro também é algo a avaliar, na versão antiga era de 30.000 páginas, agora de 50.000, quase o dobro. O cilindro, ou também chamado de rolo revelador, é responsável por carregar negativamente o toner, transferindo assim o pó (tinta) que é atraído pela carga negativa, do toner para o tambor foto receptor.